domingo, 26 de outubro de 2008

What are you doing ? / O que está a fazer ?


Esta pergunta é o pontapé de partida para uma cadeia de interacções sociais que, lapidarmente, vão dar resposta àquela pergunta incisiva.
O micro ou nanoblogue é uma ferramenta social e comunicacional que usa uma caixa de texto onde cabem menos de 200 caracteres e se dá resposta efectiva aos seus utilizadores sobre o que uma rede de pessoas está a fazer num dado momento e – eventualmente – num dado espaço.Estes micro-textos podem ser enviados por SMS,MSN, e-mail, mp3 ou pela web.Dado o seu reduzido tamanho, esta tipologia textual tem um carácter muito fragmentário e efémero porque se actualiza permanentemente em função da lista - maior ou menor- de seguidores.

Os microblogues servem novas funcionalidades não formais da comunicação, a saber:

  • Acompanhar e manter contacto com um grupo que pode ser público ou privado ( familiar, social , profissional ou político, etc )
  • Favorecer toda a gama de relações sociais e profissionais e estreitá-las num ambiente informal e convivial
  • Notificar/trocar/pedir novidades, fazer todo o tipo de alertas numa dada comunidade de utilizadores ( p.ex. na comunidade da biblioteca )
  • Fazer propaganda e marketing: de ideias, de pessoas, de actividades ( óptimo para ser utilizado na biblioteca!)
  • Divulgar um projecto e pedir votações/feed-back
  • Ler notícias importantes e interessantes assinaladas ( através de links) por outros seguidores
  • Marcar uma reunião informal, fazer lembretes profissionalmente pertinentes ( com interesse para a biblioteca)
  • Comentar em tempo real a actualidade e perceber as variações dos fenómenos sociais (o que se fala, o que se diz, o que importa ver, saber, discutir, acompanhar...)
  • Dar feedback aos utilizadores ( de uma biblioteca, por exemplo) sobre as suas pretensões, sugestões, perguntas

E, apesar do ambiente de proximidade informal que promovem, os micro blogues podem ser utilizados instantânea e proveitosamente no estabelecimento de vínculos sociais em torno da Biblioteca( não é preciso escrever tanto como no blogue e o envio pode ser feito do telemóvel ou do mp3 de modo automático).

Já agora, não quer experimentar ? https://twitter.com/signup



2 comentários:

LurdesC disse...

Boa noite,Ana, pronto, fiquei convencida! Vou dedicar-me a peceber como funciona o microblogue, para o activar na minha BE.
A verdade é que, quando recebi notícia do TWITTER, achei que era mais uma inutilidade da NET - quem é que quer saber o que eu estou a fazer? Mas visto com este novo olhar, parece realmente poder ter utilidade e funcionalidade para a BE.
Obrigada pela lição.

Graça Andrino disse...

"What are you doing?" Confesso que quando ouvi falar pela primeira vez do "Twitter", nem percebi bem qual a importância de uma ferramenta como esta! Achei, tal como a Lurdes, uma inutilidade qualquer. Agora, nesta formação, com os textos lidos, e com a "lição" neste blogue, já não tenho dúvidas: pode, de facto, ser útil no contacto entre todos os elementos da comunidade educativa (a ideia de publicitar notícias rápidas, fazer lembretes, marcar actividades ou reuniões, a partir do telemóvel ou do mp3, agrada-me muito). O microblogue é uma descoberta aliciante. Fiquei adepta desta ferramenta, graças, também, ao texto aqui publicado.
Obrigada pela lição (desculpa, Lurdes, mas apetece-me dizer o mesmo que tu!)